A PLATAFORMA | NOVIDADES
Cenário
Início:
Prática:
Informatização:
O QUE PODE OCORRER COM AS EMPRESAS QUE NÃO ATENDEREM AS EXIGÊNCIAS DO ESOCIAL?
-
1: Aplicação de penalidades e multas.
-
2: Não processamento de impostos e folha de pagamento.
-
3: Funcionamento indevido de PJ.
Com o início do eSocial, o Governo automatiza parte de seus processos e amplia sua capacidade de fiscalização, agilizando intercorrências decorrentes de não atendimento a requisitos legais de todos os empregadores e garantindo o cumprimento da legislação em vigor, assim como melhorando a formulação de políticas públicas.
Todas empresas devem ajustar suas rotinas e processos internos antes do início da prestação de informações a plataforma do Governo.
A partir de 2018, o risco de penalidades às empresas aumenta consideravelmente, pois todas as informações estarão centralizadas em uma base única do governo, que agilizará o trabalho da fiscalização.
O eSocial instituirá uma forma mais simples, barata e eficiente para que as empresas possam cumprir suas obrigações com o poder público e com seus próprios funcionários. Quando totalmente implementado, o eSocial representará a substituição de 15 prestações de informações ao governo – como GFIP, RAIS, CAGED e DIRF – por apenas uma.
O eSocial não introduzirá nenhuma nova obrigação. As informações que serão encaminhadas ao programa já precisam ser registradas hoje pelas empresas em diferentes datas e meios, alguns deles ainda em papel.